segunda-feira, 26 de março de 2007

Vida no Espaço

Como podes imaginar, a vida a bordo de uma nave espacial é muito diferente daquela a que estamos habituados.
Uma vez no espaço, os astronautas e todos os objectos no interior do vaivém ficam sem gravidade. Tudo o que não esteja fixo às paredes, ao chão ou ao tecto flutua. Por cauda disso, as vulgares tarefas quotidianas demoram cerca de três vezes mais tempo a serem efectuadas no espaço do que na Terra.


A comida é pouco variada e é normalmente desidratada! Os astronautas adicionam água aos alimentos secos e aquecem-nos na cozinha do vaivém. Os líquidos formam esferas que ficam a pairar no ar e por isso é mais fácil “comer” um sumo do que bebê-lo.

Os cuidados de higiene são muito diferentes: os astronautas não podem tomar banho, por isso limpam-se com toalhas húmidas. As sanitas normais não podem ser utilizadas e em seu lugar os astronautas têm de aprender a usar um aspirador que suga os dejectos. A água da urina é reciclada para poder voltar a ser usada. Ter o cabelo comprido é um pesadelo, pois em vez de cair a direito tal como acontece na Terra, o cabelo paira no ar.

Isto até parece divertido, mas a falta de gravidade provoca alterações no nosso organismo, como por exemplo, enfraquecimento da massa muscular, perda de massa óssea, cálculos renais e os fluidos corporais acumulam-se na cabeça e tórax, fazendo com que a cara fique inchada e as pernas fiquem mais finas. Como não há gravidade para puxar o corpo para baixo, os ossos e a coluna vertebral ficam separados, fazendo com que os astronautas fiquem cerca de 5cm mais altos !!

Após a permanência no espaço, o regresso à Terra implica uma readaptação à gravidade. É necessário voltar a suportar o nosso peso e a manter o equilíbrio. A maior parte dos astronautas necessita de ajuda para sair do vaivém e dar os primeiros passos pois os seus músculos estão enfraquecidos e sentem-se desorientados. É como se aprendessem de novo a andar!!






Fotos: Nasa / Esa

1 Comentários:

Às 28 de junho de 2007 às 14:57 , Blogger Inês disse...

muito interessante a vida no espaço

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial