quarta-feira, 14 de maio de 2008

A origem do Sabão



Na disciplina de Área de Projecto estamos a desenvolver vários projectos e um deles consiste na produção de sabão. Uma das actividades inseridas neste projecto era pesquisar sobre a origem do sabão. Ora vejamos:

O sabão foi inventado pelos fenícios, 600 anos a.C., que usavam terra argilosa contendo calcário ou cinzas de madeira, obtendo um sabão pastoso. Conta-se ainda que o nome “sabão” teve origem no monte “Sapo” em Itália onde se realizavam sacrifícios de animais. A chuva arrastava a mistura de sebo animal derretido com cinzas para as margens do rio Tibre. As mulheres que lavavam no rio usavam esta mistura nas suas roupas que ficavam mais brancas com menos esforço.

O sabão sólido apareceu no século XIII, quando os árabes descobriram o processo de saponificação. Os espanhóis, tendo aprendido a lição com os árabes, acrescentaram-lhe óleo de oliva, para dar ao sabão um cheiro mais suave.

Nos séculos XV e XVI, enfim, várias cidades europeias tornaram-se centros produtores de sabão – entre elas, Marselha, na França, e Savona, na Itália. O sabão ainda era um produto usado apenas por pessoas ricas, até que, em 1792, o químico francês Nicolas Leblanc conseguiu obter soda caústica a partir de sal de cozinha e, pouco depois, criou-se o processo de saponificação das gorduras, o que levou a um grande avanço na fabricação de sabão.

No nosso projecto estamos também a tentar produzir sabão usando óleo usado que “roubámos” ao oleão da escola e que pretendemos mostrar-vos no final do ano!

Ana Luísa Nº4 9ºE

1 Comentários:

Às 22 de setembro de 2008 às 17:01 , Blogger Odilo disse...

Num projeto semelhante estamos reciclando restos de óleo de frituras e soda caustica. A dúvida agora é se este sabão produzido com soda caustica não prejudica as mãos?
Tem algum estudo a respeito.
Obrigado.
Romeu

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial