quarta-feira, 14 de maio de 2008

A Tabela Periódica dos Elementos



A Tabela Periódica é um quadro onde figuram todos os elementos químicos descobertos ou sintetizados até ao momento.

Estes elementos químicos estão organizados por ordem crescente do seu número atómico ou seja do seu número de protões, agrupando ordenadamente metais, não metais e gases nobres por famílias, nas quais os elementos constituintes possuem propriedades químicas semelhantes.

Quando observamos a tabela periódica verificamos a existência de apenas 118 elementos. O mais interessante é pensar que com estes cerca de 100 elementos se formam todas as substâncias, todos os seres vivos e não vivos, todos os planetas.....apenas porque estes se combinam e se ligam entre si em milhões e milhões de combinações diferentes!


Alguns elementos, tais como o ouro,a prata,o estanho, o cobre, o chumbo ou o mercúrio eram já conhecidos desde a antiguidade.

A primeira descoberta científica de um elemento, ocorreu em 1669, quando o alquimista Henning Brand descobriu o fósforo.

Durante os 200 anos seguintes, um grande volume de conhecimento e descoberta das propriedades dos elementos e seus compostos levaram à necessidade de desenvolver esquemas de classificação e de organização dos elementos químicos.

Muitos cientistas tentaram criar a tabela periódica, mas foi o russo, Dimitri Ivanovich Mendeleyev nascido na Sibéria em 1834 que formou a primeira tabela periódica nos moldes actuais, ao criar uma carta para cada um dos 63 elementos conhecidos nessa altura.

Cada carta continha o símbolo do elemento, a massa atômica e suas propriedades químicas e físicas.

A vantagem da tabela periódica de Mendeleyev sobre as outras, é que esta exibia semelhanças entre os elementos, não apenas em pequenos conjuntos mas numa rede de relações vertical, horizontal e diagonal.

Mendeleyev, montou uma tabela tão consistente com os resultados experimentais que chegou a defender que os elementos que não se encaixavam na sua Tabela poderiam ter as suas massas atómicas mal calculadas, deixando ainda espaços onde viriam a caber elementos só descobertos muito mais tarde.

Em 1906, Mendeleyev recebeu o Prémio Nobel por este trabalho.


Professora Ana Alegria e

Rui Daniel Vilaça, Nº20 9ºE


0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial